Li em um artigo o conceito de OSTA/USTA, na verdade eu já tinha ouvido falar sobre isso há um tempo atrás, mas agora me atingiu em um outro momento.
Nós superestimamos nossa habilidade para resolver problemas de agora e subestimamos nossa habilidade de fazer coisas com o tempo.
Nosso cérebro sempre nos pregando peças. Imagina só: você tem uma tarefa difícil pra entregar essa semana, mas também tem outras coisas pendentes que não terminou da semana passada (quem nunca?), o que você fala? “Ah, tranquilo, deixa comigo que eu resolvo”. E você entra em um looping de cansaço, trabalho até tarde, stress, ansiedade. Tudo para tentar entregar algo que não seria possível, mas você superestimou sua habilidade de que iria conseguir.
Agora, olha por outro lado: você começa a fazer exercício. Não é uma coisa rápida né? Todo mundo sabe que exercício precisa de constância e não desistir. Mas nosso cérebro (de novo ele) tá sempre nos desmotivando pois não consegue enxergar os benefícios do futuro. A gente tá sempre se subestimando.
Eu mesmo estou passando pelos dois lados recentemente. Estou tentando anotar tarefas de coisas que quero fazer em um dia (tipo um Bullet Journal simplificado) e também comecei a caminhar. Depois de passar por esse conceito o que quero fazer é tentar entender que meu cérebro está tentando me enganar e brigar contra ele pra que eu entenda e pare de superestimar e subestimar.
Espero que este e-mail te encontre bem.
Gabriel Nunes (@nunesgabriel) ✌️
7 dicas, 7 links, 7 coisas legais
⌛
Depois de vários projetos nada ver usando IA para gerar imagens que a galera tá usando em perfis de redes sociais, finalmente vi um uso legal e criativo das ferramentas. O Stelfie é um viajante no tempo que tira selfie no egito antigo, com o Napoleão Bonaparte e com mamutes. Incrível!
🤗
O Dalai Lama é um cara engraçado, ele tá sempre sorrindo. Será que ele tem algum segredo? Por que você não é feliz mesmo depois de ter conquistado o que você queria? Esse povo foi atrás do Dalai Lama para tentar entender como ser um pouco mais feliz.
🖼️
Notion, Arc, Shortwave, Texts, são pequenos apps que surgiram recentemente e que nos encantam com a sua experiência e design. Reparou em uma coisa? Nenhum deles é uma big tech. Porquê isso acontece?
🤝
Ser um "networker" profissional pode te ajudar de diversas formas na sua carreira. Principalmente se você não quer trabalhar igual uma pessoa maluca ou ser o Messi na sua área de atuação. E, por incrível que pareça, existe um método para fazer network de qualidade. Vai fundo, se é isso que você quer.
🗣️
Sabe aqueles dias que você tá sem pressa e quer jogar conversa fora? Pois bem, na Alemanha uma rede de supermercados criou os "Kletskassa" ou "caixa que conversa". É para quem tá a fim de trocar um papo com a pessoa que tá ali passando tua compra e não tem problema em esperar na fila enquanto isso rola com os outros.
🗺️
Se a gente para e olha as coisas por outras perspectivas, tudo muda, né? Consegue imaginar se o mundo tivesse somente 100 habitantes? Pois alguém foi lá e fez isso. Dá pra saber algumas proporções e entender melhor como o planetinha é organizado.
📔
Ter um caderno de anotações é sempre massa. Já falamos por aqui que o cérebro "prende" melhor as informações quando você escreve à mão. Mas e pra achar alguma anotação? Já desistimos por aqui. Talvez o ideal seja criar um índice e uma tabela de conteúdos pro seu caderninho, que tal?
Rapidinhas 🤙
Na Hungria tem uma estrada que toca música se você estiver andando na velocidade correta
Times Newer Roman: a fonte Times New Roman um pouquinho mais larga para você poder escrever menos em trabalhos da faculdade. Dica do Galeno.
Shots: crie mockups simples para mostrar seus designs por aí
A história do cara que deixou o amigo dele insano usando anúncios segmentados do facebook. Dica da Flavia.