Vem participar do Esquenta Sh*ft 🔥

Vamos conversar sobre como funcionam as comunidades na internet e depois tomar uma breja, bora?

Olá, você. 

Esperamos que esteja animado (como nós), porque o dia do Sh*ft Festival está chegando! Nós preparamos um  Esquenta Sh*ft , assim você pode dar uma leve conferida em como vai ser o Sh*ft desse ano 🤫

Painel: Comunidades na internet - como funcionam, do que se alimentam, como se reproduzem?

É tendência e todo mundo já percebeu. As comunidades são o que de melhor a internet fez nos últimos anos. Desde criadores de conteúdo até empresas que têm seu modelo de negócio baseado inteiramente nesse tema. Vamos discutir como as comunidades surgem, como marcas estão utilizando elas e o que você ganha participando de uma.


O  Esquenta Sh*ft  vai rolar no Gather, uma plataforma 8-bits que vai trazer uma experiência diferenciada. Além disso, o evento é gratuito, mas você precisa garantir sua vaga!

Anota na sua agenda, dia 11/05 (terça-feira) às 19:30h e vem junto pessoas!

As vagas são limitadas, garanta a sua!

Quero me inscrever agora!

#58 - Cheetos a preço de Pringles

Hey!

Antes de mais nada eu queria pedir desculpa pelo assunto do e-mail. Foi mal.

Depois queria dizer que a organização da próxima edição do Sh*ft Digital já está a todo vapor. Aliás, no último mês colocamos uma página temporária com a data do evento lá, se você quiser, pode deixar o e-mail lá para receber novidades em primeira mão.

Desculpe-nos pela ausência por aqui, é que os últimos dias foram bem corridos por aqui. Hoje voltamos e vamos buscar manter a periodicidade de sempre. Tivemos vários inscritos na última semana pela divulgação da newsletter no Manual do Usuário, sejam todos bem-vindos!

Fica em casa, se cuida. Esperamos que você fique bem.

Equipe Sh*ft Festival ✌️


Um cheetos que parece o Arnold Schwazenegger (sei lá como escreve) está a venda por 10 mil dólares

Existe um mercado assustador de pessoas que vendem exemplares de Cheetos em formatos que parecem alguma coisa.

"Eu durmo melhor", diz uma pessoa que largou as redes sociais

Histórias de pessoas que nunca usaram ou que largaram as redes sociais e vivem melhor as suas vidas. Por aqui eu já larguei o Facebook há um tempo e uso muito pouco o Instagram. Recomendo.

A pandemia diminuiu a emissão de carbono, mas já tá voltando ao normal

Sim, o "novo normal" não mudou nada não.

Viver com menos = viver melhor

Minimalismo parece um termo da moda, mas é algo que já existe há pelo menos 2.500 anos. Saiba o motivo de ter menos coisas pode te fazer mais feliz (e aliviado).

O Dark Pattern que está atingindo as crianças

Sabe aquelas propagandas onde você precisa salvar uma criança de ser afogada ou deixar um rato gigante pegar ela? Ou um anúncio da Amazon, que fala pra você virar as cartas para ganhar algo (mas na verdade tudo que você clicar é um banner)... pois é, isso é muito errado e eles estão cada vez mais focando em crianças.

O primeiro passo para a dominação dos robôs: agora eles sabem criar rostos que você irá ter atração

Essa inteligência artificial é capaz de analisar a sua atividade cerebral e criar rostos que você tem atração. E tem outra IA que consegue recriar uma pessoa que você viu no seu sonho.

O futuro já começou: chegou o primeiro aeroporto para carros voadores

Ele será inaugurado na Inglaterra e, enquanto não temos um carro voador, ele será usado para apresentações ao público sobre novas tecnologias.


Rapidinhas 🤙


Lembra daquele lancheira toda estilosa do seu amiguinho na escola? E o sentimento que ela despertava? É dela que vamos falar: a inveja! E como utilizar a inveja como combustível para nossos projetos? Recebemos o Steve (@eponto) para nos ajudar a responder essa pergunta (e também nos lembrar de que ser cara de pau sempre ajuda!).

Ouça no Spotify

#57 - Sim, você está viciado em redes sociais

Hey!

Já temos data para o nosso próximo evento! O Sh*ft Digital será um evento para discutir cultura digital e acontecerá online em uma cidade virtual onde você poderá criar o seu personagem e interagir de verdade com outras pessoas. Vai ser massa demais :)

Se você quer compartilhar uma ideia ou realizar um workshop, esse é o seu momento. Submeta um trabalho no nosso call4papers.

Também estamos procurando patrocinadores, se quiser receber o nosso mídia kit manda um alô em patrocinadores@shiftfestival.cc.

Fica em casa, se cuida. Espero que você esteja bem.

Equipe Sh*ft Festival ✌️


"Engajamento do usuário" é um código para "vício"

Mostrar "3 horas atrás" ao invés de "16h56" gera imediatismo. Scroll infinito sem um botão de "mostrar mais" no final gera perpetuação. Pontos de mentirinha (likes, reações, retweets) geram vícios.

Você não precisará mais de passaporte no aeroporto de Dubai

O aeroporto agora conta com leitores de íris, que identificam a pessoa logo que ele chega e depois não é mais necessário ter contato com mais nenhuma pessoa (graças).

Agora dá pra demitir alguém em realidade virtual

Se você não tem o coração de pedra e precisa demitir alguém, sabe que esse é um momento muito difícil de se fazer. O personagem só tem um propósito da vida: ouvir você pacientemente e reagir em forma de protesto ou tristeza a demissão virtual.

Tenha um e-mail @ emoji

E não é no seu nome. O desenvolvedor Ben Stokes comprou 300 domínios que são apenas um emoji e está vendendo a criação de e-mails no serviço Mailoji.

Matando mosquito no laser

A ideia é criar um dispositivo usando um RaspberryPi e um laser de 1 watt. Por enquanto o sistema ainda tem um alcance muito pequeno, mas seria maravilhoso ter isso em larga escala, não?

O sol urbano

Um conceito criado para um futuro onde as pessoas se cuidam mais devido a pandemia do coronavírus. Uma luminária que emite luz UV, que elimina 99% de vírus e que indica um local seguro para se aproximar de pessoas.

Sites muito específicos para verificar coisas muito específicas

Como por exemplo: qual a melhor cola para colar dois materiais, checar seu salário comparado com a realidade brasileira e pra saber quantas pessoas já viraram jacaré depois de tomar a vacina.

Um ano olhando para janelas

Uma reflexão sobre um ano de pandemia.

Os cara tão comprando obras de arte e queimando pra vender como NFT

Compraram uma obra original do Banksy, digitalizaram e queimaram ela. Agora ela não existe mais na forma real, apenas digital. Eles transformaram isso em uma NFT e fizeram um leilão. E EU TÔ MUITO PUTO COM ISSO.


Rapidinhas 🤙


Blockchain, criptomoedas, bitcoin, NFT, polkadots.. não sabe direito o que essas palavras querem dizer? A gente também não sabia. Mas depois desse episódio em que o Alan Fachini e o Lauro Gripa explicaram como se a gente tivesse 06 anos, ficou muito fácil de acompanhar as notícias e se aventurar pelo mundo do blockchain.

Ouça no Spotify

#56 - Você já ouviu a palavra dos tokens infungíveis?

Também conhecidos como NFTs

Hey!

Muita coisa acontece no mundo e a gente nem percebe né? Um caso recente é como os NFT (explicamos abaixo) se popularizaram nos últimos meses. Mas também já tem gente dizendo que é cilada.

Fica em casa, se cuida. Espero que você esteja bem.

Equipe Sh*ft Festival ✌️


WTF is NFT

Eles são como um certificado digital baseado em blockchain para bens infungíveis. Aqueles bens que não podem ser substituídos por outros iguais como obras de arte, itens raros ou colecionáveis numerados. O primeiro caso famoso de uma venda usando NFT foi o GIF original do Nyan Cat que foi arrematado por cerca de meio milhão de dólares.

A pandemia está nos fazendo menos criativos

Ela nos tirou a ida até o café no escritório, aqueles momentos em que você está na sala de espera aguardando um reunião e outros momentos de ócio sem telas.

Saiba quanto carbono o seu site emite

Você sabia que se a internet fosse um país, seria o sexto maior poluidor do planeta? Os dados são da Cleanfox em uma pesquisa referente a poluição causada pelos e-mails. Coloca nessa conta a energia do seu computador, do servidor que mantem tudo no ar e outras coisinhas. Através dessa ferramenta é possível ver qual o impacto do seu site no planeta.

A preguiça não existe

No livro "Laziness Does Not Exist" o autor, Dr. Devon Price, procura explicar que cansaço, tristeza e sentimentos de inadequação não nascem das suas falhas morais, mas são consequências inevitáveis de viver e trabalhar sob o capitalismo.

O Microsoft Mesh promete aproximar pessoas distantes

O vídeo é realmente impactante, mesmo sendo apenas um conceito. O objetivo do projeto é usar realidade mixada para fazer com que duas pessoas usando o óculos inteligente pareçam estar no mesmo lugar, e consigam interagir de verdade.

Um aplicativo que simula a revelação de fotos

O Dispo é um aplicativo onde você cria um novo "filme", tira as fotos e só consegue ver no outro dia as 9h da manhã quando elas são "reveladas".

Reinventaram a chave

Uma mudança simples no design, mas que vai te salvar naquela hora que você não consegue encaixar a chave de primeira.

Canetas inteligentes que convertem seu texto escrito em texto digital

Assim como eu, faz tempo que você não pega uma caneta na mão? Uma nova leva de canetas inteligentes promete fazer o hábito de escrita a mão voltar e ainda deixar você colocar tudo no Notion depois.

Envie uma fita cassete pra alguém

Esse site cria uma dobradura de uma fita cassete com um QRCode indo para uma playlist do Spotify. É o velho junto com o novo.

Bora criar notificações melhores?

Sim, todo sabem que as notificações pra qualquer coisa e o uso do vermelho pra chamar a atenção estão deixando as pessoas meio loucas. Este artigo traz algumas ideias de como melhorar isso.


Rapidinhas 🤙

#55 - O Sh*ft Festival agora é open source

Ou open collaboration, se você quiser usar o termo certo

Hey!

Não vou nem falar nada aqui hoje pois eu quero que você leia a primeira matéria publicada. :P

Espero que você esteja bem.

Equipe Sh*ft Festival ✌️


Vamos criar algo novo juntos?

Decidimos transformar o Sh*ft Festival em algo que não sabemos como vai funcionar, mas que vai nascer de forma colaborativa. A partir de agora ele (e todos os seus produtos) fazem parte do Sh*ft Collab, um projeto open collaboration, onde todas as nossas informações serão abertas e acessíveis para qualquer pessoa.

O Sh*ft Collab é a transformação de um evento de criatividade em algo muito maior. Uma comunidade que acredita no poder da colaboração e que juntos fazemos mais. O Sh*ft nasceu com o objetivo de transformar a cabeça das pessoas a pensarem diferente, em uma cidade onde pouca coisa acontece. Mas o resultado foi tão positivo que queremos cada vez mais, que pessoas de todo o país se juntem a nós para participar do evento.

O nosso primeiro passo é realizar um evento colaborativo e gratuito, para criarmos juntos o manifesto do evento. Será dia 09/03, às 19h. Após isso, iremos fazer o lançamento oficial e colocar no ar o convite para quem quiser ser um voluntário e ajudar o evento a acontecer.

Esperamos você lá! :)


Madeira transparente é o futuro

Pois bem, cientistas descobriram que jogar alguns produtos químicos pode fazer a madeira ficar transparente. Até então era um processo caro e que era difícil de reciclar, mas um novo processo pareceu promissor, mais econômico e sustentável. As madeiras transparentes lidam muito melhor com a luz do sol, protegendo mais que o vidro.

A ascensão das newsletters

Assim como nós, muitos outros canais investem em newsletters como um meio de comunicação com seu público. Esse "novo" (velho) canal, tem crescido muito com plataformas como o Substack (que usamos aqui), o Revue (adquirida pelo Twitter), o próprio Mailchimp e o anúncio recente de que o Facebook também quer entrar na jogada.

Um brinquedo que ensina o conceito de programação sem ter nenhuma tela

Ele vem com um "computador Mochi", blocos de código e um ursinho de pelúcia. A criança utiliza histórias para montar as peças seguindo uma lógica que faz o boneco andar e realizar ações.

Crie a sua própria Lu da Magalu

Citamos que todas as marcas vão ter um mascote em 3D no episódio #08 do nosso podcast, e agora ficou ainda mais fácil. A Unreal Engine lançou o MetaHuman Creator, uma ferramenta que permite qualquer um criar um humano digital super realista.

O lugar ideal para encontrar referências

Todo mundo sabe que todo designer que se preze precisa de boas referências. O Same Energy é um aplicativo onde você pode escolher uma imagem e ele busca diversas imagens semelhantes baseados em buscas no Pinterest. Você também pode enviar a sua própria imagem para buscar outras semelhantes. Dá pra perder algumas horas ali.

O SEO está acabando com a internet

Também falamos sobre isso no nosso podcast de "tendências" para 2021. Precisamos iniciar urgentemente um movimento para acabar com as páginas que escrevem conteúdos para robôs, somente para ficar em primeiro lugar nas buscas. Queremos conteúdo de verdade!

Eu não estou nem ai para os cookies

Se você está cansado das popups que avisam "este site possui cookies", essa extensão do Chrome é para você. Ela bloqueia a maioria dessas popups e você nunca mais verá elas.

Sinto falta do meu bar

Se você está passando pela pandemia do jeito certo, provavelmente está há mais de 1 ano sem ir em um bar. Esse site simula o ambiente dele pra você matar a saudade (só faltou o cheiro de cerveja).

Este cara ganhou mais de U$16 mil dólares dormindo (ou tentando)

A ideia foi até simples. Ele colocou uma câmera enquanto dormia e para que a pessoa atrapalhasse o sono dele, teria que fazer alguma doação. Podia mandar alarme de relógio, latidos de cachorro ou apenas tocar uma música muito alta.

Bora criar uma internet com consentimento?

Este documento se baseou na definição de consentimento sexual do Planned Parenthood's e criou um "consentimento tech" e é bastante relacionado com a ideia de privacidade digital. Os 5 pilares formam a palavra FRIES em inglês, são eles: gatuito, reversível, claro (ou informado), entusiástico e específico.


Rapidinhas 🤙


Sh*ft Festival em Podcast 🎧

O que é uma pesquisa de tendência? Quem usa uma pesquisa de tendência? E como se alimenta uma pesquisa de tendência? São usadas bolas de cristal?

Ouça agora

Loading more posts…